Conheça os 10 melhores museus do mundo de acordo com o TripAdvisor

Recentemente foi divulgada a lista anual feita pelo site TripAdvisor com os melhores museus do mundo. Trata-se do Travellers' Choice, prêmio baseado em milhares de avaliações e opiniões de viajantes de todo o planeta. Entre os 10 primeiros de 2018, temos alguns bem famosos e outros menos conhecidos! Infelizmente nenhum deles no Brasil. Confira a lista e se inspire para suas próximas viagens!

Beyoncé, Monalisa e Jay-Z no Louvre - Imagem: Instagram

10 - Museu dos Vestígios da Guerra do Vietnã

Em décimo lugar, está o Museu dos Vestígios da Guerra do Vietnã, em Ho Chi Minh, maior e mais importante cidade vietnamita. De acordo com o guia Lonely Planet, poucos museus transmitem de forma tão poderosa os efeitos brutais da guerra sobre suas vítimas civis. E este é um deles. Imagino que não seja uma visita muito agradável, mas, sem dúvida nenhuma, muito importante! Para mais informações, é só acessar aqui o site oficial.

Museu dos Vestígios da Guerra do Vietnã - Imagem: Lonely Planet

9 - Museu Nacional de Antropologia

Saindo da Ásia e voltando para a América, chegamos ao nono lugar, o Museu Nacional de Antropologia, localizado na Cidade do México. Trata-se de um espaço enorme, que apresenta importantes artefatos arqueológicos e antropológicos dos povos pré-colombianos. Além disso, mostra também como as populações indígenas descendentes dessas civilizações vivem atualmente. Para mais informações, aqui está o site oficial.

Museu Nacional de Antropologia - Imagem: Lonely Planet

8 - Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial

Em oitavo lugar, outro museu de guerra e, coincidência ou não, em um país que está sempre envolvido em conflitos internacionais: os Estados Unidos: o Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial, localizado em Nova Orleans. Segundo o site oficial, ele "conta a experiência americana na guerra que mudou o mundo para que todas as gerações entendam o preço da liberdade e se inspirem com o que aprenderam". E parece que é bem interativo. Para mais informações, é só acessar aqui.

Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial - Imagem: Site oficial

7 - Museu do Louvre

Esse não podia ficar de fora, afinal trata-se de um dos mais famosos museus do mundo! E dessa vez ocupou a sétima posição. É difícil ir a Paris e não passar pelo Louvre. Acaba sendo quase uma obrigação... Mas a visita pode ser bem cansativa, pois o museu é gigantesco, com muita coisa e muita gente e cheio de plaquinhas te direcionando para ela, a masterpiece do museu, nossa querida Monalisa! Mas o quadro é menor do que você imagina e você fica a uma boa distância. Ela é superprotegida e o espaço é o mais disputado do museu. São turistas e mais turistas fazendo suas selfies com ela. Para ter exclusividade, só sendo a diva Beyoncé! Se você quiser mais informações sobre lá, aqui está a página oficial.

Clipe "Apeshit", gravado no Louvre

6 - Museu da Acrópole

A sexta posição fica na Grécia, o Museu da Acrópole, em Atenas. Com uma bela e moderna arquitetura, ele fica bem aos pés da Acrópole, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. E ali no museu você vai encontrar muitos artefatos da civilização da Grécia Antiga, além de ver vídeos sobre as transformações pelas quais o grande Partenon, templo dedicado à deusa Atena, foi passando ao longo dos séculos. Ah, e ao visitar o museu, você percebe também que eles têm umas picuinhas (e com razão!) com o British Museum, pois muitas das ruínas estão lá e os britânicos não devolvem. Humpf! Mas enfim, vale muito a pena a visita! Para mais informações, aqui está o link do site oficial.

Sapeca no Museu da Acrópole observando o Partenon - Imagem: Tiago Elídio

5 - Museu do Prado

Ainda na Europa, chegamos ao quinto lugar: o imponente Museu do Prado, em Madri, na Espanha. Apesar de também ser enorme, apresenta belas e preciosas obras de arte, sendo considerado também um dos mais importantes museus do mundo! Entre os destaques, Francisco de Goya, Diego Velázquez, El Greco e Hieronymus Bosch com seu maravilhoso "O Jardim das Delícias Terrenas". Falando em jardim, o museu fica ao lado do Parque del Retiro, um agradabilíssimo parque madrilhenho! Para mais informações sobre lá, aqui está o site oficial do museu.

"O Jardim das Delícias Terrenas" de Bosch no Museu do Prado

4 - Museu Britânico

No quarto lugar, está ele, o Museu Britânico, mais conhecido por seu nome em inglês mesmo, British Museum. Localizado em Londres, é também um dos mais importantes museus do mundo, por sua vasta coleção de peças de todo o planeta. São mais de 7 milhões de objetos, como esculturas gregas e egípcias, armadura de samurai, máscara asteca, ourivesaria persa, moai da Ilha de Páscoa e a Pedra de Rosetta, entre muitas outras coisas. É, sem dúvida, uma grande mostra do poderia do Império Britânico. E vale ressaltar que a entrada é gratuita! Aqui está o site oficial para mais informações.

Museu Britânico - Foto: Steve Bell

3 - Museu Metropolitano de Arte

Na terceira posição, o Metropolitan Museum of Art, ou simplesmente "The Met", como os estadunidenses costumam se referir a ele. É também um imponente e importante museu e, assim como o British Museum, é um símbolo de poder de um império. Sua coleção representa mais de 5 mil anos de história, incluindo obras de arte da Antiguidade clássica e do Antigo Egito, pinturas e esculturas de mestres europeus e uma ampla coleção de arte moderna americana. Além disso, também há galerias com ênfase em arte africana, asiática, oceânica, bizantina e islâmica. Para mais informações, acesse aqui a página oficial.

Cleópatra de boas no Met - Imagem: Tiago Elídio

2 - Memorial e Museu 11 de Setembro

E continuamos na mesma cidade para o segundo lugar: o Memorial e Museu 11 de Setembro. Foi construído no local onde estavam as Torres Gêmeas, que sofreram um ataque terrorista em 2001. Trata-se de um espaço em memória das vítimas desse trágico acontecimento, que foi um divisor de águas na história. Para mais informações, aqui está o site oficial.

Museu e Memorial 11 de Setembro - Imagem: Facebook oficial

1 - Museu d'Orsay

E o primeiríssimo lugar ficou com outro museu parisiense, o d'Orsay! A meu ver, diferentemente do Louvre, trata-se de um museu mais agradável de visitar. A começar pelo edifício, uma antiga estação de trem. Além disso, o acervo é menos abrangente e, portanto, menos cansativo para seu cérebro. São obras do período compreendido entre 1848 e 1914, com grande destaque para os impressionistas. Entre os principais nomes do acervo, estão Van Gogh, Cézanne, Degas, Renoir, Monet e Toulouse-Lautrec. É realmente um deleite para os olhos! Imperdível! Se visitar Paris e precisar escolher entre o Louvre e o d'Orsay, eu aconselharia, sem dúvida nenhuma, este último! E, pela premiação do TripAdvisor, pelo visto isso é um consenso, né?! Enfim, aproveite as dicas! Et au revoir! ;)

Museu d'Orsay - Imagem: Tiago Elídio

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook