A Espanha e o Mundo de Pedro Almodóvar

Nascido em La Mancha, na Espanha, Almodóvar é um dos mais importantes e premiados diretores de cinema da atualidade. Seus filmes são marcados por cores vibrantes e extravagância, narrativas complexas e melodramáticas, humor e ironia, ousadia e transgressão, cultura pop e canções populares, além, claro, de mulheres fortes e personagens LGBT. Confira sua filmografia e conheça suas instigantes obras cinematográficas!


Almodóvar se mudou para Madri no final dos anos 60 e fez parte do que ficou conhecido como "Movida Madrileña", movimento juvenil de contracultura que surgiu nos anos posteriores ao fim da ditadura franquista, que terminou em 1975, e se estendeu até o início dos anos 80. Nesse período, a Espanha passou por um intenso processo de modernização política, cultural e econômica e a juventude queria trazer ao país as novas tendências culturais e artísticas que estavam rolando em algumas partes do mundo, deixando para trás o repressivo período da ditadura de Francisco Franco. Dessa forma, nesses anos de transição prevaleceu o espírito underground e o gosto pela cultura alternativa, nas diversas manifestações artísticas, como na música, nas artes plásticas e, claro, no cinema, como podemos observar com Almodóvar em seu primeiro longa, "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão".

Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão


Pepi, desempregada ainda bancada pelos pais, é estuprada por um policial que descobriu maconha em seu apartamento. Junto com a melhor amiga, Bom, líder de uma banda punk, resolve se vingar. As duas então conhecem Luci, esposa sadomasoquista do policial estuprador. O plano era apenas separar o casal, mas Luci começa um relacionamento com Bom e as três se tornam inseparáveis, passando por diversas situações no cenário underground das noites de Madri. Filme de estreia de Almodóvar, lançado em 1980.

Labirinto de Paixões


Riza Niro, herdeiro do trono de Tirã, decide se mudar para Madri em busca de diversão. O rapaz então tem um rápido envolvimento com Sadec, que na verdade é um terrorista que planeja sequestrá-lo, mas Sadec não o reconhece, pois Riza usa um disfarce. Nesse meio termo, Riza conhece Sexilia, jovem ninfomaníaca e líder de uma banda punk. Em uma reviravolta do destino, eles se descobrem ligados pelo mais puro dos sentimentos: o primeiro amor. Com Cecilia Roth e Antonio Banderas no elenco, o filme também conta com a participação do próprio Almodóvar, que aparece dublando uma música kitsch em um cabaré madrilenho.

Maus Hábitos


Uma jovem cantora de bolero, Yolanda Bell, leva uma vida regada a drogas, exageros e ambiguidades até que seu namorado morre por overdose de heroína. Apavorada, ela decide desaparecer, buscando refúgio no Convento das Redentoras Humilhadas. Lá encontra uma comunidade de freiras pobres que já foram prostitutas, viciadas, cafetinas, criminosas e que, mesmo no convento, não abandonaram os maus hábitos. Disponível no Telecine Play!

O Que Eu Fiz Para Merecer Isto?


Gloria é uma dona de casa infeliz, casada com Antônio, um motorista de táxi violento e infiel. Ela é obrigada a trabalhar incessantemente para sustentar a família, que é ainda composta por um filho traficante, uma sogra exploradora e outro adolescente, que ela decide vender ao seu dentista. Para completar, Gloria é viciada em remédios para dormir, entra numa fase de abstinência e começa a perder o controle. Disponível no Telecine Play!

Matador


Um toureiro é forçado a se aposentar prematuramente, mas ainda anseia pela emoção de matar, mas agora ele a encontra na cama. Fazer amor com uma mulher antes de matá-la é o mais próximo que se pode chegar das touradas, e ele fica eufórico quando conhece a bela Maria, uma mulher com tendências parecidas com as suas. Mais um filme de Almodóvar com Antonio Banderas.

A Lei do Desejo


Pablo é um diretor de cinema que tem um grande amor não correspondido e vive com a irmã, Tina, mulher transexual que trabalha como atriz. Como Pablo está sofrendo por amor, encontra consolo em Antonio, um rapaz com tendências homicidas que sente um ciúme doentio do artista. Tudo isso leva a um círculo de romances distorcidos e violentos. Um dos filmes mais polêmicos e importantes de Almodóvar, com Antonio Banderas e Carmen Maura. Disponível no Telecine Play.

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos


Pepa Marcos é uma atriz que foi abandonada, grávida, pelo amante Ivan. Desesperada atrás dele, tenta entrar em contato, mas acaba recebendo a visita de Candela, sua amiga que está apaixonada por um terrorista xiita e teme ser presa. Pepa encontra Carlos, o filho de Ivan, que está com sua noiva Marisa. Pepa então prepara um sonífero para Ivan, mas Marisa acaba tomando-o. A confusão começa quando Pepa tenta salvar Lucia, mulher de Ivan, que deseja assassiná-lo. Este é um dos filmes mais premiados de Almodóvar e o primeiro a ser indicado ao Oscar, trazendo reconhecimento internacional ao diretor espanhol. Com Carmen Maura e Antonio Banderas, claro, e Rossy de Palma, outra musa almodovariana.

Ata-me!


Após receber alta de um hospital psiquiátrico, Ricky deseja constituir uma família e sai em busca de Marina, ex-viciada em drogas e ex-atriz pornô com quem se envolveu no passado. Ele então invade o apartamento dela e a amarra na cama até ela aprender a amá-lo, mas diversas situações imprevistas dão um novo rumo aos acontecimentos. Este é o quinto filme de Almodóvar com Antonio Banderas!

De Salto Alto


Becky del Páramo é uma famosa cantora que há quinze anos abandonou a filha Rebeca por causa da carreira. Quinze anos depois, de volta à Espanha, Becky se surpreende ao descobrir que a filha agora é uma estrela da TV e está casada com seu antigo amante. Filme com a atriz Marisa Paredes, outra diva almodovariana!

Kika


Kika é uma maquiadora bastante otimista que se envolve com o fotógrafo Ramón após uma situação bem inusitada. Ele é um sujeito muito fechado, mas isso não impede a felicidade do casal, que terá que superar apenas o fato de que Kika era amante de Nicholas, o padrasto de Ramón.

A Flor do Meu Segredo


Leo Macias é uma escritora presa a um contrato editorial que a obriga a escrever romances bobos, que destoam de suas pretensões literárias e de sua vida particular. Ela é casada com Paco, um militar que está sempre no exterior. Quando seu casamento começa a ficar em crise, ela entra em desespero e se sente incapaz de continuar a produzir esse tipo de livro. Porém, algumas surpresas estão reservadas a ela. Outro filme do diretor espanhol com a diva Marisa Paredes!

Carne Trêmula



Enquanto espera pelo entregador de heroína, Elena recebe a visita inesperada do entregador de pizza Victor Plaza, com quem havia tido um encontro fugaz anteriormente. Os dois acabam discutindo e a polícia aparece. Em meio à confusão, uma arma dispara e deixando um dos policiais paraplégico. Alguns anos depois, Victor é solto da cadeia e o caminho dele e de Elena voltam a se cruzar. Filme com Javier Bardem e Penélope Cruz!

Tudo Sobre Minha Mãe


Manuela tem o filho atropelado no dia do aniversário dele e parte em busca do pai do rapaz para dar a notícia de sua morte. No caminho, ela encontra uma série de personagens inusitadas. Mais um filme de Almodóvar com Marisa Paredes e Penélope Cruz!

Fale Com Ela


Benigno e Marco se cruzam durante uma apresentação de dança. Os dois se conhecem mais tarde na clínica onde Benigno trabalha como enfermeiro. A namorada de Marco, a famosa toureira Lydia, está em coma após um acidente que sofreu durante uma tourada, enquanto Benigno toma conta de outra mulher em coma: uma bela estudante de balé chamada Alicia. Uma amizade forte se forma entre os dois.

Má Educação


Quando criança, nos anos 60, Ignácio estudou em um colégio interno católico, onde sofreu abusos sexuais de seu professor de Literatura, fato que marcou a sua vida para sempre. No colégio, Ignácio era apaixonado por um de seus colegas, Enrique, mas este acabou sendo expulso. Vinte anos mais tarde, os três voltam a se encontrar e este reencontro marcará não só a vida, mas também a morte de alguns deles. Filme com o guapo mexicano Gael García Bernal! Disponível no Telecine Play!

Volver


Depois de morrer, uma mãe volta à sua cidade natal para resolver os problemas que não conseguiu enquanto estava viva. Aos poucos, seu fantasma se torna um conforto para suas filhas, Raimunda e Sole, e sua neta Paula. Filme estrelado pela diva Penélope Cruz!

Abraços Partidos


Há 14 anos, o cineasta Mateo Blanco sofreu um trágico acidente de carro, no qual perdeu simultaneamente a visão e sua grande paixão, Lena. Sofrendo aparentemente de perda de memória, abandonou sua persona de cineasta e preservou apenas sua faceta de escritor. Um dia, Diego, filho de sua antiga e fiel diretora de produção, sofre um acidente, e Harry vai em seu socorro. Quando o jovem indaga Harry sobre seus dias de cineasta, o amargurado homem revela se lembrar de detalhes marcantes de sua vida e do acidente. Outro filme do diretor espanhol estrelado por Penélope Cruz!

A Pele Que Habito


Robert Ledgard é um conceituado cirurgião plástico que, após a morte da esposa, que sofrera graves queimaduras após um acidente de carro, concentra todas as suas energias e conhecimento na criação de uma pele artificial com a qual ela poderia ter sobrevivido. Para atingir seu objetivo, além de estudo e experimentação, Robert precisava de mais três coisas: nenhum escrúpulo, um cúmplice e uma cobaia humana. Mais um trabalho de Almodóvar com Antonio Banderas e Marisa Paredes!

Os Amantes Passageiros


Dentro de um avião que vai de Madri à Cidade do México, um grupo de passageiros excêntricos da classe executiva se diverte quando de repente percebe que o avião enfrenta uma pane. Em meio ao desespero geral, eles começam então a fazer confissões inesperadas sobre suas vidas pessoais. Filme estrelado por Javier Cámara e Cecilia Roth, com participações de Antonio Banderas e Penélope Cruz. Quem também aparece é o ator Miguel Ángel Silvestre, o Lito de Sense8!

Julieta


Julieta é uma mulher de meia-idade que está prestes a se mudar de Madri para Portugal, para acompanhar seu namorado Lorenzo. Entretanto, um encontro fortuito na rua com Beatriz, uma antiga amiga de sua filha Antía, faz com que Julieta repentinamente desista da mudança. Ela resolve se mudar para o antigo prédio em que vivia, também em Madri, e lá começa a escrever uma carta para a filha relembrando o passado entre as duas.

Dor e Glória


Salvador Mallo, diretor de cinema em declínio, relembra sua vida e carreira desde sua infância na cidade de Valência, nos anos 60. Salvador tem lembranças vívidas de seus primeiros amores, seu primeiro desejo, sua primeira paixão adulta na Madri dos anos 80 e seu interesse precoce no cinema. Um filme muito inspirado na vida do próprio Almodóvar, estrelado por Antonio Banderas em uma atuação incrível e Penélope Cruz!



Por Tiago Elídio...

PS: Conheça também A Itália e o Mundo de Pier Paolo Pasolini, um dos mais importantes diretores italianos.

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook