Veja as datas das principais Paradas do Orgulho LGBT do mundo em 2020

2019 já está terminando e é hora de começar a pensar nas viagens de 2020! E que tal tirar férias justamente em uma data que coincida com uma Parada do Orgulho LGBT? Pensando nisso, apresentamos as datas programadas para o próximo ano das "Prides" mais bombadas ao redor do mundo, além de informações sobre cada uma delas. Normalmente, uma cidade que tem uma grande e expressiva Parada LGBT é um destino que recebe muito bem viajantes da nossa comunidade e você vai se sentir bem-vindx e à vontade. Então se liga e se joga!

São Paulo - 14/6/2020

Sapeca na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2019 - Imagem: Luiz Sanches/LGBT Out There

Comecemos pela maior do mundo, a de São Paulo! A 24ª Parada do Orgulho LGBT da capital paulista será no dia 14 de junho de 2020. Como você já deve ter notado, o evento coincide com o feriadão de Corpus Christi e inclui diversos outros eventos, como a Feira Cultural LGBT na Praça da República, o Bate-Papo sobre Literatura LGBT, a Cãominhada da Diversidade, o Miss Brasil Gay Universo, a Caminhada das Mulheres Lésbicas e Bissexuais, a Marcha do Orgulho Trans, sem falar nas inúmeras festas que rolam por toda a cidade! Ferveção é o que não falta! Partiu, Sampa?! Aqui está o link do evento no Facebook para você já confirmar sua presença! E aqui o site oficial para consultar outras informações.

Sydney - 29/2/2020

Parada LGBT de Sydney - Imagem: Jeffrey Feng/Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras/Divulgação

Em Sydney, na Austrália, a Parada do Orgulho LGBT é um dos eventos que fazem parte do "Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras", um dos maiores festivais da nossa comunidade no mundo, com quase três semanas de duração, culminando nos dias de Carnaval! Aliás, o nome vem daí: "Mardi Gras" originalmente é a terça-feira gorda, data que precede a quaresma, que, para os católicos, é o tempo de jejum. Portanto, seria o último dia para cair de boca na carne! Tecnicamente, portanto, o último dia para aproveitar as festas pagãs antes de se abster e pagar os pecados! Mas, assim como em Nova Orleans, nos Estados Unidos, esse termo se estendeu para todo o Carnaval e, mais especificamente no caso de Sydney, para esse grande período de celebrações da comunidade LGBT! Ele acontece desde 1978 e atualmente, além da Parada, tem uma programação muito interessante, como a conferência Queer Thinking, um festival de cinema, e o Fair Day, que atrai milhares de pessoas ao Victoria Park para um dia repleto de atividades. Para conferir todos os detalhes do "Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras", que em 2020 vai ser de 14 de fevereiro a 1 de março, e terá a cantora Dua Lipa como uma das atrações, acesse aqui o site oficial! Ah, e vale lembrar que Sydney será sede da WorldPride em 2023!

Fort Lauderdale - Pride of the Americas 2020 - 25/4/2020

Parada LGBT de Fort Lauderdale - Imagem: The Greater Fort Lauderdale Convention & Visitors Bureau/Divulgação

Esta cidade da Flórida, bem pertinho de Miami, é um destino paradisíaco com belas praias e uma das maiores comunidade LGBT+ dos Estados Unidos! Por ser um destino agradável e com bom tempo o ano todo, atrai obviamente muita gente, incluindo muitos turistas da nossa comunidade. Fort Lauderdale, aliás, foi uma cidade pioneira em colocar o público LGBT como foco de suas campanhas turísticas, ainda em 1996. De lá pra cá, a cidade tem investido cada vez mais nesse segmento e atraído mais de um milhão de visitantes do Vale por ano! Ah, eles foram também os primeiros a usarem modelos trans nas fotos promocionais. Por tudo isso, Fort Lauderdale será palco da primeira "Pride of the Americas", celebração do Orgulho de todo o continente americano! Além da Parada, haverá festas na praia, festival de artes, eventos sociais e uma conferência focada nos direitos LGBT+. A "Pride of the Americas 2020" será entre os dias 21 e 26 de abril! Para mais informações, é só acessar aqui o site oficial do evento.

Tel Aviv - 12/6/2020

Parada do Orgulho LGBT de Tel Aviv - Imagem: Guy Yechiely

Em meio a um Oriente Médio conservador e retrógrado, a cidade de Tel Aviv se destaca como um verdadeiro oásis para os LGBTs. Israel é ainda um país com muitas questões a serem resolvidas, como qualquer país, mas sua comunidade LGBT conta com respeito, visibilidade e direitos. Além disso, a Parada do Orgulho LGBT de Tel Aviv é considerada a maior da Ásia (recebeu cerca de 250 mil pessoas em 2019) e faz parte do Tel Aviv Pride, uma colorida semana com muitas festas, encontros, raves e diversos outros eventos artísticos e culturais que celebram o Orgulho! Para se informar sobre tudo que rola por lá, é só acessar aqui o Facebook oficial do Tel Aviv Pride.

Tessalônica - EuroPride 2020 - 27/6/2020

Parada do Orgulho LGBT de Tessalônica - Imagem: Motionteam

Embora seja ofuscada por Atenas e as famosas ilhas gregas, a cidade portuária de Tessalônica, que faz parte da região dos Balcãs, é a segunda maior da Grécia e também tem diversos atrativos, como ruínas arqueológicas, heranças dos impérios romano, bizantino e otomano, e uma vida gastronômica e boêmia que surpreende. A cidade tem uma das maiores comunidades estudantis do país e é um destino emergente para turistas LGBTs. Prova disso é o fato de Tessalônica sediar a próxima EuroPride, celebração europeia do Orgulho LGBT que sempre atrai muita gente de todas as partes. Com o slogan "Bem-vindx ao futuro em que todxs podem participar!", a EuroPride 2020 busca marcar uma nova era para o movimento e vai destacar os sentimentos de liberdade e esperança da comunidade LGBTQI local, que quer deixar para trás o passado sombrio de ódio e intolerância que tem sido associado aos Balcãs desde os anos 90 e olhar para o futuro com otimismo. Entre as atividades, uma série de exposições de arte, festas ao ar livre, shows, exibições de filmes, uma conferência de direitos humanos e, claro, a Parada! Para mais informações, é só acessar aqui o site oficial do EuroPride 2020.

São Francisco - 28/6/2020

San Francisco Pride - Imagem: sfpride/Divulgação

A Parada de São Francisco é um dos principais eventos LGBTQ+ dos Estados Unidos e reúne milhares de pessoas. Como a cidade é conhecida internacionalmente por ter sido um dos primeiros lugares no mundo onde se formou uma comunidade unida e forte, lutando pelos nossos direitos, o evento acontece por lá desde 1970, sendo a primeira a ser reconhecida mundialmente e servindo de inspiração para várias outras cidades. O desfile oficial acontece no domingo de manhã, encabeçado pelas "Dykes on Bikes", as lésbicas motoqueiras, e vai de Embarcadero até o Civic Center Plaza, onde Harvey Milk, importante ativista do movimento, discursou para uma multidão em 1978 durante o "Gay Freedom Day". Há também outras atividades ao longo do fim de semana, incluindo vários shows. Aliás, quem se apresentou por lá este ano foi a diva Pabllo Vittar! Para mais informações sobre a San Francisco Pride, aqui está o site oficial!

Nova York - 28/6/2020

Orgulho LGBT de Nova York - Imagem: NYC Pride/Divulgação

Foi lá que tudo começou, em 1970, com a primeira Marcha do Orgulho LGBT, realizada um ano depois da Rebelião de Stonewall, ambas exatamente nesta data de 28 de junho. Em 2019, em comemoração aos 50 anos desse acontecimento histórico, foi realizada na cidade a WorldPride, que recebeu cerca de quatro milhões de pessoas, quebrando recordes! A diva Pabllo Vittar também deu o close por lá, sendo um dos destaques do evento, além da rainha Madonna, que foi uma das grandes atrações da festa de encerramento. Muita coisa mudou na cidade ao longo dessas cinco décadas... Graças à luta do movimento, Nova York deixou de ser uma cidade repressora contra os LGBTs para receber a todes de braços abertos e com muito respeito. Além da marcha principal, que acontece no domingo ao meio-dia, há diversas outras atividades, como o PrideFest, feira de rua LGBTQ+ que reúne expositores, artistas e atividades em um dia de diversão e celebração em nome da igualdade, e o Pride Island, palco de grandes shows! Para conferir todos os detalhes, aqui está o site oficial do NYC Pride!

Toronto - 28/6/2020

Justin Trudeau na Parada do Orgulho LGBT de Toronto - Imagem: Ramona Leito/Toronto Pride/Divulgação

A Parada do Orgulho LGBT de Toronto é uma das principais da América do Norte, atraindo cerca de um milhão de pessoas! Bom, nem precisa falar que o Canadá é um dos países pioneiros e um grande exemplo quando falamos em direitos LGBT, respeito e visibilidade, né?! O atual primeiro-ministro (e gato) Justin Trudeau, por exemplo, sempre participa das principais paradas do país, demonstrando o respeito em relação à nossa comunidade. Além disso, no dia 1º de junho, as bandeiras trans e do arco-íris são hasteadas na frente da Prefeitura de Toronto, para as celebrações do mês da Diversidade e do Orgulho LGBT! Além da Parada, que acontece no último domingo do mês, há diversas outras atividades ao longo do fim de semana, como a Marcha Lésbica, a Marcha Trans, o Drag Ball com performances de grandes drags, o Blockorama, palco para cantorxs negrxs, além de festas, claro! Para se inteirar de toda a programação, é só acessar aqui o site oficial do Toronto Pride.

Madri - 4/7/2020

Abertura do Orgulho LGBT de Madri - Imagem: madridorgullo/Divulgação

A Parada de Madri é uma das principais da Europa, atraindo milhares de pessoas do mundo todo! As ruas da cidade ficam repletas de bandeiras do arco-íris e de pessoas muito animadas, principalmente no tradicional bairro de Chueca e nos palcos instalados em várias praças da capital espanhola, lembrando aos visitantes que Madri é um exemplo de cidade aberta, cosmopolita e diversa. Embora a Parada propriamente dita seja no sábado, há diversas atividades durante toda a semana, como a Conferência de Direitos Humanos, a Corrida de Salto Alto, o Concurso do Mr. Gay Espanha, entre outros. A programação sempre começa no dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+. Para ficar por dentro, é só acessar aqui o site oficial.

Colônia - 5/7/2020

Parada do Orgulho LGBT de Colônia - Imagem: Joerg Brocks/KoelnTourismus/Divulgação

Tanto em Colônia, quanto em toda a Alemanha, a Parada do Orgulho LGBT é conhecida como Christopher Street Day. E esse nome vem da rua de Nova York onde está localizado o bar Stonewall Inn, lugar que foi o epicentro da revolta da população LGBT contra as batidas policiais e que ficou conhecido como o pontapé inicial do movimento em busca de direitos e visibilidade! O CSD de Colônia é uma das maiores Paradas LGBT da Europa e faz parte do Cologne Pride, evento que dura duas semanas e inclui diversas atividades culturais e políticas, além de festas e festivais de rua. Para mais informações, é só acessar aqui a página oficial do Cologne Pride, que em 2020 começa no dia 22 de junho! Ah, e para quem não sabe, Colônia é uma das cidades mais gay-friendly da Europa, com uma grande comunidade e diversos estabelecimentos voltados para o público LGBT. Aliás, outra data que atrai muita gente do babado para a cidade é o Carnaval, muito famoso por lá!

Berlim - 25/7/2020

"Não é um conto de fadas. Nós existimos!", na Parada de Berlim - Imagem: berlin.de/Divulgação

Na capital alemã, assim como em Colônia, a Parada do Orgulho LGBT também é conhecida como Christopher Street Day. A primeira edição do evento foi em 1979 e atualmente reúne mais de meio milhão de pessoas pelas ruas berlinenses, sendo uma das principais da Europa. A Parada tem início no sábado ao meio-dia e os participantes percorrem cerca de 5 km ao som de muita música até o emblemático Portão de Brandenburgo. Mas o fervo, no entanto, já começa bem antes, no fim de semana anterior, quando acontece o maior festival LGBT de rua da Europa, o "Lesbisch-Schwules Stadtfest", que rola desde 1993 em uma das áreas gays mais famosas da cidade, ali próximo à Nollendorfplatz, em Schöneberg. Para mais informações, acesse aqui o site oficial do CSD Berlin.

Amsterdã - 1/8/2020

Canal Parade - Pride Amsterdam - Imagem: Jeroen Ploeger/Pride Amsterdam/Divulgação

A Parada de Amsterdã é uma das mais diferentes do mundo, pois ela acontece nos famosos canais da cidade. As pessoas desfilam animadas, mostrando o seu orgulho em cima de vários barcos enfeitados com muitas cores! A "Canal Parade", como é chamada, acontece na tarde de sábado e depois a festa continua na Reguliersdwarsstraat, a histórica e famosa rua gay de Amsterdã, que concentra vários bares e baladas voltados para o público LGBT! Mas além da Parada, há várias outras atividades que começam no sábado anterior, como a Pride Walk, caminhada que busca chamar a atenção para a situação de LGBTs de países onde a homossexualidade ainda é um crime. Começa no Homomonument, monumento em memória dos homossexuais perseguidos pelos nazistas, e termina no Vondelpark, onde é realizado o evento "Pride Park". Há também cinema ao ar livre e várias festas de rua ao longa da semana! Enfim, a cidade fica um fervo só! Para mais informações sobre a Pride Amsterdam, acesse aqui o site oficial.

Brighton - 1/8/2020

Sapeca acompanhando a Parada LGBT de Brighton - Imagem: Tiago Elídio/LGBT Out There

A cerca de uma hora de trem de Londres, a agradável cidade de Brighton é palco da maior Parada LGBT do Reino Unido! E isso acontece pois a cidade à beira-mar é uma das mais liberais da terra da rainha, com uma grande comunidade gay. Todos os anos a Brighton Pride atrai milhares de visitantes para celebrar o orgulho! E em 2020 a data é ainda mais especial, pois será celebrada a 30ª edição do evento, que dura todo o final de semana. Mas o desfile da Parada rola mesmo é no sábado, seguido por uma enorme festa em Preston Park com um palco de música, dança e tendas para espetáculos de cabaré. Em 2018, sabe quem fez um show por lá? It's Britney, bitch! Sim, Britney Spears, que causou um grande alvoroço por lá! Enfim, é superfácil fazer um bate-volta a partir de Londres e passar o dia em Brighton, sentindo a ótima energia da cidade! Para mais informações sobre o evento, é só acessar aqui o site oficial.


Enfim, estas são as principais Paradas do Orgulho LGBT que rolam ao redor do mundo! Dá vontade de ir em todas, né?! Em qual delas você ficou com vontade de ir?! E imagino que tenha sentido falta de alguma cidade ali em cima, não é mesmo?! Mas calma que em breve vem outro post com as datas das Paradas em outras cidades do mundo! Felizmente são muitas!! Muito Orgulho por aí!! <3

Por Tiago Elídio...

Comentários

Newsletter

Postagens mais visitadas

Facebook